SEO negativo está prejudicando seu tráfego? O que é e como evitá-lo

No final dos anos 90 (quando), o SEO estava em sua infância.

Era quase como o oeste selvagem – vale tudo.

Como as regras estavam frouxas, as táticas de SEO de chapéu branco e chapéu preto começaram a se desenvolver.

Embora as táticas do chapéu branco sejam uma maneira ética de melhorar seu tráfego orgânico e os rankings de pesquisa, as táticas do chapéu preto vão contra as diretrizes definidas pelos mecanismos de pesquisa de maneira antiética.

O black hat SEO geralmente se refere à exploração dos fatores de classificação de um mecanismo de pesquisa para aumentar a próprio classificações. Isso inclui coisas como camuflagem, criação de links etc.

À medida que o algoritmo de classificação do Google se tornou mais sofisticado e o SEO black hat gera cada vez menos valor, alguns profissionais de marketing adotaram uma tática muito mais agressiva: SEO negativo – que se concentra em diminuir concorrente classificações.

Abaixo, vamos aprender mais sobre SEO negativo com a aparência de um ataque de SEO negativo e como evitá-lo.

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Essencialmente, um concorrente usará SEO negativo para atacar seu tráfego, na esperança de melhorar o seu próprio. Um ataque de SEO negativo normalmente é detectável apenas quando a classificação de um site e o tráfego de entrada caem.

Espere, você disse ataque de SEO ‘negativo’?

Um ataque de SEO negativo é quando um concorrente usa principalmente táticas fora da página, como criar backlinks não naturais ou duplicar o conteúdo do site para impactar negativamente seus rankings de pesquisa (falaremos sobre como isso acontece em apenas um minuto).

Às vezes, um ataque de SEO negativo envolve táticas na página, invadindo seu site para modificar o conteúdo de uma maneira que o hacker acredita que prejudicará sua classificação, ou mesmo adicionando links de seu site ao seu próprio domínio para aumentar deles classificações.

Então, você pode estar se perguntando, “Como alguém faz um ataque de SEO negativo?” Abaixo, vamos revisar as táticas de SEO negativas e como evitá-las.

1. Construindo links não naturais.

Uma das maneiras pelas quais um concorrente pode usar SEO negativo para atacar seu site é criando backlinks não naturais ou “com spam”.

Links com spam, ou “links ruins”, são links provenientes de sites que foram relatados como não confiáveis, não pertencentes a humanos (ou que têm boas intenções) e simplesmente não atendem a um objetivo claro ou público on-line.

Basicamente, isso significa que eles enviarão milhares de links de spam para o seu site. Se eles enviarem links de baixa qualidade ao seu site, geralmente usarão um grupo interconectado de sites que são usados ​​apenas para vincular e voltar a outros sites.

O objetivo deles é penalizar o site pelo Google por links com spam.

O segundo método que um concorrente que usa SEO negativo pode usar para impactar seus backlinks é remover seus melhores backlinks. Isso significa que eles entrarão em contato com um site que está vinculando intencionalmente a você, representarão você na divulgação e solicitarão que eles removam o backlink.

O que fazer sobre isso

Para evitar esses ataques, é importante acompanhar o seu perfil de backlink. Existem muitos sites que você pode usar para verificar seus backlinks, incluindo Ahrefs ou Monitor Backlinks.

Com essas ferramentas, você pode monitorar quando seu site ganha ou perde backlinks. Se você suspeitar que um link incorreto foi adicionado, tente removê-lo entrando em contato com o webmaster e solicitando que ele seja removido.

Consertar muitos links ruins, você pode usar a lista de rejeições do Google. Ao enviar links para as Ferramentas do Google para webmasters por meio de um arquivo de rejeição, você está efetivamente dizendo ao Google que todos os links listados neste arquivo não devem ser contados ao classificar seu site no índice.

Outro método que você pode usar para detectar links não naturais é verificar a velocidade do site. Se seu site estiver demorando muito para carregar, você deve garantir que não seja porque alguém está enviando milhares de solicitações por segundo ao seu servidor.

2. Distribuindo conteúdo duplicado.

Quando há conteúdo duplicado em vários sites, o Google filtra o conteúdo, o que pode resultar na perda de classificações de suas páginas da web. O conteúdo duplicado força o Google a escolher qual das páginas idênticas deve ser classificada e elas podem não escolher a página original.

Embora algum conteúdo semelhante seja inevitável, várias páginas da web idênticas podem afetar negativamente seus rankings.

Se alguém quiser atacar seu site, ele poderá pegar o conteúdo do site e redistribuí-lo em vários sites.

O que fazer sobre isso

Existem várias maneiras de evitar isso.

  • Você pode usar ferramentas para rastrear se o conteúdo do seu site está duplicado. Sites como o Copyscape.com podem detectar se o conteúdo do seu site está sendo usado em qualquer outro lugar.
  • Entre em contato com o proprietário do site e CC uma parte legal em sua divulgação. Se você gerencia um site para uma empresa, faça um loop no conselho jurídico da sua empresa para garantir que sua mensagem seja levada a sério pelo destinatário.
  • Atualize os Termos de Serviço do seu site para declarar claramente que a republicação de conteúdo originário do seu domínio é estritamente proibida. Isso não intimida a todos, mas oferece a alavancagem necessária contra maus atores quando eles segmentam seu site.
  • Adicione tags canônicas ao seu conteúdo com melhor desempenho. Tags canônicas – geralmente denotadas como – sinalize para o Google qual é o URL original desse conteúdo. Ao adicioná-lo ao seu próprio conteúdo, você está atribuindo às páginas um “canônico auto-referente” para que qualquer duplicata futura tenha menos probabilidade de ser classificada com as mesmas palavras-chave.

Se você está preocupado em ser segmentado por táticas de SEO negativas, considere essas estratégias para evitar conteúdo duplicado. Como observação, adicionar tags canônicas ao seu site é a estratégia mais importante.

3. Hackeando seu site.

Embora a maioria dessas táticas de SEO negativas seja fora da página, às vezes um concorrente invadirá seu site e usará métodos na página para afetar seus rankings.

Eles podem invadir e alterar seu código, para que você não possa dizer que algo está errado, a menos que esteja olhando para o back-end de uma determinada página da web.

Outra maneira de invadir seu site é editando o arquivo robots.txt. Este arquivo informa ao rastreador do mecanismo de pesquisa como interagir com seu site, incluindo quais páginas não rastrear e indexar. Se um hacker puder acessar isso, ele poderá usar seu arquivo robots.txt para dizer ao Google para ignorar suas páginas mais importantes – ou todo o site.

O que fazer sobre isso

Uma maneira de evitar isso é configurar alertas de e-mail das Ferramentas do Google para webmasters. Esses alertas por e-mail informarão se seu site está sendo atacado por malware, páginas não estão sendo indexadas ou quando você sofre uma penalidade manual do Google.

Além disso, você pode se proteger de hackers usando autenticação de dois fatores, senhas fortes, criação de arquivos de backup e proteção antivírus.

4. Gerando críticas negativas.

Embora uma variedade de críticas possa realmente ajudar seu SEO, uma quantidade esmagadora de críticas negativas pode afetar a reputação da sua empresa.

Uma tática de SEO negativa que um concorrente pode usar é inundar seu site com críticas negativas, porque são fáceis de manipular.

O que fazer sobre isso

Para evitar isso, você deve monitorar suas críticas e usá-las como uma oportunidade para responder e interagir com seu público.

Se você viu uma crítica falsa de alguém que está deturpando sua identidade ou a conexão com sua empresa, você pode sinalizá-la diretamente no Google.

5. Criando perfis sociais falsos.

Outra tática que um concorrente pode usar para impactar seus rankings é criar perfis sociais falsos em nome da sua empresa. Isso é feito para arruinar sua reputação e espalhar informações falsas.

O que fazer sobre isso

Para evitar isso, quando você encontrar perfis falsos, denuncie-os como spam antes que eles comecem a receber seguidores.

Você também pode usar ferramentas para rastrear suas menções nas mídias sociais, para ser informado quando alguém mencionar seu nome ou site nas mídias sociais. A maioria das ferramentas de automação de mídia social deve ter esse recurso, para que você seja alertado quando um perfil social falso for criado.

Embora o SEO negativo possa parecer um conceito assustador, os mecanismos de pesquisa estão se tornando cada vez mais vigilantes contra o SEO negativo, por isso está se tornando cada vez menos perigoso. O importante é que você monitore sua saúde de SEO regularmente para garantir um ataque antes que ele afete seu site.

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