4 maneiras pelas quais as pequenas e médias empresas podem dominar o marketing digital empático

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A empatia é poderosa. A capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa para entender melhor a situação e o ponto de vista de outra pessoa pode criar conexão e confiança.

À medida que sua empresa de pequeno ou médio porte (SMB) passa para o novo normal, é vital conectar-se com seus clientes de maneira empática. Eles já confiam na sua marca, e o marketing digital pode facilitar a conexão quando as rotinas são interrompidas ou quando sua equipe se prepara para voltar ao trabalho.

Se você quiser usar o poder do marketing digital para envolver-se empaticamente com os clientes, existem quatro maneiras:

Email com compaixão

Você provavelmente recebeu uma série de e-mails de marcas com as quais faz negócios, muitos deles com o título “Nossa resposta ao COVID-19”. Parece que todas as marcas enviaram um desses no primeiro mês da pandemia. Mas o que você pode dizer ao seguir em frente e além da resposta inicial?

Parte do melhor marketing por e-mail que vimos vem de marcas que lideram com empatia. Reconheça que este é um momento difícil pelo qual todos estamos passando e podemos nos unir para ajudar uns aos outros. Fale sobre o que sua marca está fazendo por seus funcionários e pela comunidade. Você está doando para organizações de saúde, apoiando sem fins lucrativos, ou ajudando a obter almoços para crianças quem precisa deles? Isso dá aos clientes uma sensação de conexão em torno do que sua marca representa, seu valores da empresa, e quem vocês são como seres humanos compartilhando esta experiência.

Em seguida, concentre-se em como você está lá para apoiar seus clientes. A clareza na comunicação é vital durante esse período, portanto, mantenha seus e-mails claros e concisos. Explique quais ações você está realizando para ajudar os clientes e como eles podem se conectar a você e receber suporte.

Um ótimo exemplo de uma pequena empresa que faz exatamente isso é Telha Fireclay. Após algumas semanas de abrigo no local, a empresa enviou a seus clientes um e-mail simples intitulado: “Como vai?”

Eles compartilharam maneiras de seus clientes permanecerem calmos e controlados; tudo isso enquanto reforça o fato de que eles estão sempre lá para eles.

Nós temos você.  Esperamos que você e sua família estejam seguros e saudáveis.  À medida que todos nós nos ajustamos a esse novo normal, estamos oferecendo maneiras de nos mantermos conectados, calmos e criativos do jeito Fireclay.  :)Um e-mail do Fireclay Tile para clientes domésticos

Após o check-in, eles forneceram recursos para ajudar os clientes a se manterem positivos – incluindo amostras de cores de blocos, livros para colorir e vídeos zen.

Livro de colorirA seguir, do Fireclay Tile: um livro para colorir e vídeos

Pergunte a si mesmo: sua marca está divulgando alguma positividade ao mundo agora por e-mail? Você pode usar seu produto para fornecer recursos que mantenham as pessoas calmas e compostas?

Use o conteúdo para ficar conectado

Muitas marcas fizeram grandes campanhas de primavera e, de repente, tiveram que fazer uma pausa. Com o marketing digital, você ainda pode oferecer aos clientes um conteúdo incrível com o qual eles podem se conectar em casa.

Para descobrir qual conteúdo criar, dê uma olhada em seu setor para ver o que funciona para os clientes agora.

Por exemplo, Headspace, um aplicativo de meditação, lançou uma página para ajudar os clientes e clientes em potencial a superar esses tempos difíceis. Além de oferecer uma assinatura completa de seus serviços a 1,2 milhão de profissionais de saúde no NHS, eles também fizeram a curadoria de uma biblioteca de meditações de gerenciamento de crises e ofereceram um meditação guiada em grupo todas as manhãs liderado pelo CEO e cofundador Andy Puddicombe.

Mesmo que o produto de sua marca não seja o caminho do bem-estar, uma página de destino em seu site que lista o seguinte pode ajudá-lo a se destacar e se conectar com os clientes durante esse período. Experimente anotar:

  • Como você apóia seus clientes
  • Recursos e informações úteis para seus clientes agora e nos próximos meses
  • Links para recursos externos e informações em sua indústria ou comunidade
  • Informações de contato, que podem ser diferentes do normal

Muitas empresas também mudaram suas estratégias de anúncios ou até mesmo os pausaram totalmente agora. A principal consideração é garantir que seu conteúdo seja relevante para o que seus clientes estão passando. Em outras palavras, evite parecer surdo. Se você estiver criando um novo conteúdo para oferecer suporte a seus clientes durante esse período, considere trocar todos os anúncios para direcionar o tráfego de entrada para esse conteúdo.

Organize um evento virtual que constrói uma comunidade

Você tem um evento físico que agora precisa ser reinventado como uma experiência digital? Ou talvez você sempre quis hospedar um evento físico, mas os recursos limitados o impediram de realizá-lo? Conecte-se com seus clientes por meio de uma experiência virtual.

PepTalkHer, uma pequena empresa focada em eliminando a disparidade salarial entre homens e mulheres, está usando eventos virtuais para garantir a seus usuários e público seu valor.

Fundador e CEO da PepTalkHer Meggie Palmer curador de uma série de diários #PowerPepTalks teve como objetivo lembrar as pessoas de seu valor e oferecer dicas e truques rápidos para aumentar suas habilidades durante o tempo de inatividade. Depois disso, Meggie e sua equipe canalizam os registrantes por meio do Salesforce, registrando-os como líderes em seu sistema.

Ao fazer um brainstorming de eventos virtuais, pense no que pode ajudar a trazer mais conhecimento e leads para sua marca e ofertas. A maioria das plataformas virtuais – incluindo Google Meet, Ampliação, e on24 – são gratuitos agora ou estão disponíveis a um custo nominal.

Aqui está uma pequena lista de coisas a serem consideradas ao planejar uma experiência digital:

  • O que você deseja que seus clientes obtenham com isso?
  • Que conteúdo ou experiência você deseja que seus clientes tenham?
  • Duração: pense mais em conteúdo pequeno do que em uma apresentação de duas horas.
  • Como você pode aproveitar a mídia social para ativações e interações ao vivo?
  • O que ou como você fará o acompanhamento dos participantes após o evento?

Aproveite nosso lições aprendidas de transformar nossa conferência World Tour Sydney em um evento virtual.

Seja positivo nas redes sociais, apesar da distância

O marketing de mídia social é outra ótima maneira de se conectar com seus seguidores durante esse período. Seus clientes estão online ainda mais do que o normal e estão gastando muito tempo nas redes sociais para se manterem conectados. Este é um ótimo momento para experimentar novos conteúdos e estratégias para ver o que funciona e o que não funciona. Não tenha medo de se conectar!

Everylwell, uma marca que criou o primeiro kit de teste doméstico COVID-19, usa sua plataforma não apenas para atualizar seu público sobre os resultados de seu produto, mas também para construir uma comunidade. Seus Identificador do Instagram fornece etapas acionáveis ​​para se manter saudável durante este período e também oferece conselhos inspiradores e edificantes para manter as pessoas avançando.

Lista de compras de suporte imunológico: vitamina A, vitamina C, vitamina D, vitamina E, zincoUma lista de compras oportuna postada no Instagram

Algumas dicas para ter em mente ao entrar (com segurança) nas redes sociais on-line:

  • Assim como no marketing por e-mail, reconhecer o que está acontecendo e liderar cada postagem com empatia ajuda a se conectar com seu público de uma forma significativa.
  • Muitas marcas – como autores, músicos, e animadores de todos os tipos – estão inclinados para o vídeo ao vivo agora. Testar uma curta transmissão ao vivo em uma plataforma com a qual você já está familiarizado pode ser uma maneira rápida e fácil de chegar diretamente aos clientes.

Conectar-se digitalmente é uma forma de oferecer suporte aos seus clientes agora mesmo. Marcas que entendem suas mensagens corretamente farão muito para construir a lealdade do cliente no longo prazo. Mantenha a empatia e a conexão em primeiro lugar em sua mente enquanto dá suporte aos clientes e ajusta as estratégias de marketing digital durante esse período, e você estará criando um caminho para o sucesso contínuo.

Esta postagem do blog foi publicada originalmente no Salesforce Blog.

Esta postagem faz parte da nossa Série de sucesso para pequenas e médias empresas. Fique ligado nas postagens mensais do blog para impulsionar o crescimento de sua pequena empresa!

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