Como criar uma mensagem de marca que ressoe

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15 de abril de 2020 | 3 minutos de leitura

Qual é a única coisa que deve unir cada parte do conteúdo que você cria? Mensagens de marca.

A mensagem da marca se refere à proposta de valor subjacente transmitida e à linguagem usada em seu conteúdo. É o que faz os compradores se relacionarem com sua marca porque ela é inspiradora, persuasiva, motivacional e, bem, pegajosa. Em última análise, faz com que os clientes queiram comprar seu produto.

Quer seja um slogan (centrado na empresa; estático) ou slogan (centrado no produto / campanha; mutável), a mensagem da marca é algo que os outros reconhecem e se relacionam.

Aqui estão alguns exemplos de mensagens de marcas conhecidas:

Saia da caixa de entrada.  A imaginação da GE em ação.  Dollar Shave Club: tempo de barbear, barbear dinheiro.  Nike: Simplesmente faça.  Salesforce: Reunimos empresas e clientes.  Walmart: economize dinheiro.  Viver melhor.

Vamos nos concentrar nos slogans, pois eles abrangem a visão geral da empresa.

Os slogans dizem ao mundo quem você é e o que você representa. Embora sejam cativantes, há muito mais coisas envolvidas nas mensagens de sua marca do que juntar algumas palavras ilustrativas com talento suficiente para torná-las memoráveis.

Algumas coisas a levar em consideração ao elaborar seu slogan são:

  • Posicionamento de produto
  • Principais benefícios
  • Pilares da marca
  • Proposta de valor
  • Público
  • Tom

Juntos, esses elementos se combinam para criar uma estrutura de mensagens completa que pode orientar seu marketing em cada parte do conteúdo e cada canal.

Então, como você começa a usar mensagens de marca?

Três ângulos para manter em mente

1. O ângulo do cliente: seja centrado no cliente na abordagem. Veja sua marca de fora para dentro. Fique por dentro da mente de seus clientes antes de começar os exercícios de desenvolvimento de mensagens. Você tem dados de pesquisa que podem dizer mais sobre o que é mais importante para seus clientes?

2. O ângulo interno: examine sua marca de dentro para fora. Qual é a visão da sua marca? Onde você vê sua marca indo no próximo ano? Nos próximos cinco anos?

3. O ângulo competitivo: considere seu mercado. Você não quer que seus compradores confundam sua marca com um concorrente. Seja único e autêntico.

Agora, vamos começar a construir sua estrutura de mensagens!

Como construir sua estrutura de mensagens

Promessa de marca

A promessa da sua marca deve ser direcionada ao cliente, transmitir sua visão e declarar claramente o que você realmente faz.

Declaração de Posicionamento

Sua declaração de posicionamento define onde você se encaixa no mercado. Isso pode ajudar a orientar suas mensagens internas e externas.

Público-alvo

Ao longo deste processo, é importante mantenha seus compradores ideais em mente. Sempre trabalhe em busca de mensagens que ressoem com suas necessidades, desejos e pontos fracos. Você está procurando uma marca mais lúdica e divertida? Seu público exige uma abordagem mais séria?

Missão

Sua declaração de missão assume um ângulo mais visionário. O que você espera alcançar? Qual é o seu objetivo final? Quais são as suas crenças centrais?

Tom de voz

Defina o tom que deseja usar para sua marca. Você está procurando uma marca mais divertida e lúdica? O seu público é composto de executivos de nível C e requer um tom mais sério? Não tenha medo de pesquisar aqueles dentro do seu setor e descobrir o que você gosta e não gosta em seu tom. Isso pode desencadear algumas ideias criativas!

Elevator Pitch

Como você descreveria sua marca em 30, 60 ou 90 segundos para seu público? Pratique com seus colegas de trabalho. Isso ajuda você a expressar de forma sucinta a mensagem de sua marca.

Pilares da Marca

Seja granular e comece a quebrar a promessa, o posicionamento e a declaração de missão de sua marca em “pilares de marca” que descrevem os três argumentos de venda mais importantes de seu produto.

Exemplos de benefícios e suporte para título

Cada pilar da marca também será apoiado por uma declaração de benefícios-chave ou benefício de título com exemplos de apoio. Esses pilares informam os pontos de foco de seu conteúdo de marketing.

Lembre-se de ter em mente os três ângulos que discutimos anteriormente: cliente, interno e competitivo, conforme você expõe a mensagem de sua marca.

O WRAP

Depois de traçar a mensagem de sua marca, você terá uma estrutura de mensagens sólida como seu guia. Consulte-o com frequência para garantir que suas mensagens e conteúdo de entrada no mercado permaneçam consistentes. Com mensagens de marca sólidas, os clientes saberão quem você é, o que faz e onde você está.

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Esta postagem do blog foi originalmente escrita e postada por Jenna Hanington em 2015 e atualizada em abril de 2020 por Crystal Garrett.

Fonte